Friday, May 29, 2009

Politica do "Desenrascanço"


"Desenrascanço"...Ora aqui está uma palavra portuguesa que, muito aprecio! Por mais "apertados" que estejamos, nós somos os melhores do mundo a encontrar Planos B.

Prova disso é que, a palavra desenrascar está na lista das mais difíceis de traduzir no mundo! Não existe outra palavra no mundo que, tenha ou consiga ir buscar o verdadeiro simbolismo desta. Isto porquê? Porque gostamos de andar no "fio da navalha", porque deixamos sempre tudo para a última e, praticamos a politica do "Chico Espertismo" que, por acaso também é de difícil tradução.

Mas o melhor é que nos orgulhamos disto! Esta atitude é tão natural em nós que, até acho estar estranhada nas profundezas das nossas hormonas e das nossas células. Porventura, até estará escrita no nosso código genético porque, Português que se preze tem de ser "Chico Esperto" caso contrário não é português...É um ser esquisito!

Chegar cedo? Entregar papéis a tempo? Esperar tranquilamente numa fila? Recusar cunhas? Enviar para a prisão políticos corruptos? Valha-nos Deus (se formos católicos) se alguma destas coisas acontecer...Estaríamos perante uma grave crise de identidade que, nos levaria à auto-destruição.

Já estou a imaginar o pobre do eleitor indeciso..."Aquele senhor do saco azul foi preso e, agora vou votar em quem?"...Isto resultaria numa crise cultural sem precedentes para o nosso país que, de tão grave, me custa pensar nela!

Abraço

2 comments:

Kelita said...

oh my god!! eu que pensava que era extraterrestre, por sentir cenas estranhas em mim...
mas afinal sou portuguesa! está nos meus genes! oh senhores.. medo!!

(ok.. isto foi uma tentativa de me encaixar neste planeta, porque na verdade sou de um sistema solar muito distante do planeta Terra!)

adorei o teu post ju!

:D bjs

Ima said...

Sempre a colocar o dedo na ferida, sem nunca perder a ironia e o humor. Muito bom, para não variar, Ju! *