Friday, October 12, 2007

"Fado, Futebol e Fátima"...

Convento Mafra

Eu sei que este blog é sobre televisão mas, não posso deixar de expressar a minha opinião sobre a nova basílica em Fátima, a inaugurar hoje! Nos anos 60, bem como durante toda a ditadura
Salazarista, o lema de Portugal era "Fado, Futebol e Fátima". É de espantar que 33 anos depois do 25 de Abril ainda se esteja tão ligado a este lema; a inauguração de uma basílica que custou a módica quantia de 80 milhões de euros é uma vergonha! E repito, vergonha, porque é surreal que se construa uma basílica desnecessária, enquanto que, instituições de solidariedade e caridade, de apoio a idosos e crianças, que imploram por ajuda não cheguem a ter dinheiro para ajudar as pessoas diariamente. Vergonha, ainda maior é fazerem disso o acontecimento do ano, não há televisão que não transmita as imagens mais recentes da nova basílica; isto é descrito em apenas uma palavra: Provincianismo.
No livro "Memorial do Convento", José Saramago faz uma crítica subentendida à construção do convento de Mafra, efectuada em 1711 e, mandado edificar por D. João V apenas por vaidade. Então, desde 1711 até ao ano 2007, será que mudou alguma coisa?

1 comment:

Blue Angel said...

Não posso concordar mais contigo. Eu também acho uma vergonha e muito revoltante. Pena este país ainda ser assim. A Igreja é um grande negócio, mas não é para os pobres e os que realmente precisam.... mas sim para os urubus que se aproveitam desta mentalidade.

Fica bem