Tuesday, August 18, 2009

Arte e Política

A política portuguesa está quente! Quer dizer...mais ou menos quente...bem, para falar a verdade a política portuguesa está pelas horas da morte!
Aquilo que percebo de política (que é pouco) leva-me a crer que, em Portugal os nossos políticos não sabem fazer política.

Ora vejamos, temos dois grandes partidos a nível nacional, o PS e o PSD. Descrevendo o primeiro podemos dizer que, sendo de esquerda, é o mais à direita possível. Descrevendo o segundo podemos dizer que, é o mais baronial do nosso país.
Temos o PS que, sendo partido de esquerda, melhor executa políticas de direita! E, o PSD traz ao cenário político nomes que, já ninguém se lembra! (A não ser o Cavaco Silva uma vez que, fizeram todos parte do seu Governo...para verem tal é a antiguidade daquela gente).

Mas isto da política nacional é engraçado porque, podemos comparar a uma telenovela da TVI...
Suponhamos, o P.M. é o gãla da série que, sofre uma série de adversidades (pobrezinho) para concretizar os seus sonhos. (Neste caso o sonho do "Zézinho" é que, ninguém se lembre do Freeport na campanha para as legislativas).

Depois existe uma corja de amigos que, sugam a paciência do galã com estupidezes e mal-entendidos e, constantemente o PM tem de remediar a situação com uma "boa" argumentação. (Ainda bem que o "Manel Pino" se foi...o "Zézinho" ja tinha problemas que chegassem).
E, além dos amigos (do inimigo) temos, o dito do inimigo que, está a passar por uma reforma mas, neste caso ao contrário porque em vez, entrar malta jovem...são esses que saiem....(O pobre do Passos Coelho e do Rangel (que já está na Europa descansadinho) devem estar a "comer-se vivos" ou a fazer vudu à Manuela que, cedeu às pressões dos barões).

Depois existem aqueles que, também fazem parte da história e, são normalmente aquelas personagens que vivem no bairro e falam pelos cotovelos. O BE está sempre do contra, seja a matéria que for! (Enfim, é para isso que lhes pagam...falam muito...dizem pouco).
Depois o CDS que, nesta novela são os devotos (ou por outras palavras...as beatas da igreja) que, até dizem alguma coisa com razão mas, a "beata-mor" está lá a atrapalhar (Oh Portas deixa o Nuno Melo brilhar!!!).
E, por fim a malta trabalhadora (ou não) que, está lá para defender a trupe operária, castigar as grande famílias e, apanhar porrada do BE nas disputas territoriais e europeias! (Pobre do Sousinha...a discursar para uma plateia vazia. Deixa lá, Sousinha na festa do Avante terás público com toda a certeza!! Podem é não estar muito sóbrios!!)

E, agora perguntam-me..."Oh Ju, como acaba esta novela?" Enventualmente, acaba como todas as novelas da TVI...todos à porrada sem que, se decida nada! Porque, entretanto os protagonistas já estão a começar outra novela, a estrear na semana a seguir. Mudam o título mas, mantêm as histórias e os protagonistas!

Então, cheguei a uma questão: "São os actores que viram políticos ou políticos que nunca deixam de ser actores?...Eis a questão!!"

Abraço

2 comments:

Kelita said...

Epá! Está brutal! Lindo!
boa!

Telma Rodrigues said...

Seja lá como for, nós temos é fitas!
Muito bom este post. ;)
**